O Menino que Descobriu o Vento: uma história inspiradora




Alguns títulos de filmes são verdadeiros convites, ainda mais quando vêm com a frase “baseado em uma história real”. Duas misturas que não resisto! Foi assim com “O Menino que Descobriu o Vento”. O longa produzido pela Netflix narra a história de um garoto do Malaui, país da África Oriental, que inspirado por um livro de Ciências, constrói uma turbina eólica para salvar seu vilarejo da fome.

O filme é estrelado pelo adolescente Maxwell Simba, que interpreta o personagem principal William Kamkwamba, além do veterano Chiwetel Ejiofor, rosto conhecido no Brasil, e a senegalesa Aïssa Maïga, e relata como a educação pode ser uma arma poderosa de transformação.

Em 2001, a região onde morava a família de William foi assolada pela seca, destruindo todas as plantações. O lugar que já era precário, sem acesso às informações ao redor do mundo e ao uso de tecnologias já consolidadas em outros países, passa a ter mais um grave problema: a fome. Ainda assim, o jovem, com talento nato e forte vontade de encontrar uma solução, consegue minimizar a dura realidade do lugar onde vive sua família e amigos.

“O Menino que Descobriu o Vento” é um daqueles filmes que mostra como os seres humanos que fazem a diferença no mundo encontram soluções em meio à adversidade.

A obra também é uma ótima dica para adolescentes já que mostra como a educação, pouco valorizada por alguns jovens, é considerada uma bênção de difícil acesso a outros.


William é interpretado pelo queniano Maxwell Simba – Photo by Ilze Kitshoff

Fique por dentro:

  • O filme é baseado no livro de memórias The Boy Who Harnessed The Wind, de William Kamkwamba e Bryan Mealer. A obra em português também com o título "O Menino que Descobriu o Vento" está disponível para venda nos sites da Saraiva, Estante Virtual e Amazon. Valores entre R$35,00 a R$49,90, sujeitos à variação.
  • Veja o vídeo do TED em que William Kamkwamba conta sua história. Confira aqui

Trailer O Menino que Descobriu o Vento:



Imagem 01 - Divulgação



LEIA TAMBÉM:
A biografia de Martin Luther King

Cinco filmes da Netflix para quem ama Literatura


5 Comentários
avatar

Excelente texto e lindo filme! Amei ele! Super inspirador, mostra toda uma superação e persistência do garoto que são assim de admirar né?! Recomendo!

Balas
avatar

Muito Bom, vale a pena conferir!!!

Balas
avatar

Emocionante , nos mostra que nossos problemas cotidianos não são nada diante de tantas adversidades que muitos povos vivem até hoje , assista e agradeca a vida que tem ! GeatiGra Deus !

Balas
avatar

Adorei o filme, a gente se coloca no lugar daquele povo, e vê que não temos que reclamar de nada , pois o que eles passam, e mesmo assim continuam a lutar!! Uma verdadeira história de motivação para mim e muitos.

Balas

Gostou do texto? Deixe sua opinião: