Quais árvores te viram crescer?




Manhã de fevereiro. As quaresmeiras estão floridas exibindo um roxo exuberante. Árvores da minha terra, Cerrado de arbustos, galhos retorcidos e folhas miúdas. Gosto de pensar que árvores são espíritos evoluídos cujas raízes estão presas ao solo por puro altruísmo. Nos entorpecem com suas belezas, nos abrigam em suas sombras e nos acalentam quando o vento bate em suas folhas fazendo-as cantar!  Após a chuva, nos abraçam verdejantes convidando os pássaros e as formigas para o seu dorso feito de casca e seiva. Sinto-me como se fizesse parte do equilíbrio, sendo simples elemento de um todo. Agradeço!

Nessa manhã de sábado em que o sol está abundante, percorro a MG 050 a caminho do casamento de um primo e celebro. Festejo a vida, o passar do tempo e as flores roxas.

_Pena que durem tão pouco!
_Pouco quanto?_pergunto.
_Um mês!

Ora um mês! Tempo suficiente para que as quaresmeiras façam a sua parte e sigam seu ritmo natural. 30 dias necessários para que uma pessoa mude um hábito, um mês suficiente para que uma mulher se apaixone! Um ciclo que se repete por anos a fio, brotando e secando, enquanto as crianças crescem. 

Reflito. Decoro a minha alma com a cor que os meus olhos sentem: agora com as quaresmeiras, adiante com as gabirobas, e em setembro, com os ipês-amarelos. Nos outros dias acinzentados, coloro a vida com o tapete dourado oferecido pelas sibipirunas, que mesmo espremidas pelas calçadas, nos homenageiam com o seu melhor!

Fui criada olhando para o topo de uma sucupira-preto e sentando-me à sombra de um velho pequizeiro. As árvores do Cerrado me viram crescer e nelas estão fincadas as minhas origens. Mata de tronco grosso e tortuoso, mas de raízes profundas, sobrevivendo entre a seca e a chuva.

Quais árvores te viram crescer?

1 Comentários
avatar

Que texto sensível! Muito oportuno este paralelo entre as árvores, o ser humano e a evolução espiritual, pois são três aspectos que sofrem mudanças e fases. De fato somos agraciados na nossa região com estas belezas, que enchem de cores as paisagens! Adoro ir à Arcos nesta época! Abraço! :)

Balas

Gostou do texto? Deixe sua opinião: