50 grandes ideias da humanidade que você precisa ler



Sabe aquele livro que você lê aos poucos e que, provavelmente, ficará guardado na sua estante para consultas futuras. Pois é! O “50 Grandes Ideias da Humanidade Que Você Precisa Conhecer”, do autor Ben Dupré, é assim!

Vi a publicação pela primeira vez na Livraria Leitura, em Belo Horizonte, ao lado de uma série de outros títulos semelhantes que abordam sobre as 50 grandes ideias nas áreas da Economia, Física Quântica e Psicologia, entre outras. Confesso que fiquei em dúvida quando os vi, mas como humanidade é uma palavra abrangente, achei mais coerente começar por ela!

No começo fiquei um pouco entediada e reservei a leitura para um outro momento. Mas, livros podem ser como amigos, a cada encontro desenvolvemos uma nova percepção sobre eles! E na segunda leva passei a gostar!

Escrito por Ben Dupré, um pesquisador da Universidade de Oxford com livros publicados em 15 países, a obra aborda os principais pontos de pensamentos relacionados à Filosofia, Religião, Política, Economia, Arte e Ciência. É um bom apanhado para aqueles que gostam de ler um pouco sobre tudo com a possibilidade de despertarem um interesse maior sobre algum assunto específico. Também é uma ótima opção para quem busca uma análise mais crítica e filosófica sobre várias questões sociais.

No tópico sobre Utopia, na página 101, por exemplo, destaco um trecho que considero bem interessante, principalmente, nestes tempos que enfrentamos tantas turbulências políticas no Brasil:

“Em seu livro pós-marxista Ideologia e utopia (1929), o sociólogo húngaro Karl Mannheim afirma que as ideias utópicas têm um apelo especial entre as classes e os grupos sociais das camadas inferiores, que são atraídos pelo potencial de mudança que elas oferecem, enquanto os grupos dominantes costumam adotar ideologias que tendem a promover a continuidade e a preservar o statu quo. Em outras palavras, aqueles que mais sofrem com os defeitos da sociedade são os que mais têm a ganhar com as reformas sociais; como lembra o ditado inglês: “Os perus não são a favor do Natal”.

Publicado pela Editora Planeta, o livro tem 215 páginas e custa R$20,90* no site da Livraria Saraiva (veja aqui). 
*Preço sujeito à alteração.


0 Comentários

Gostou do texto? Deixe sua opinião:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...