Dica de filme: Moça com brinco de pérola

A pintura "Moça com brinco de pérola" sempre me chamou a atenção. Primeiro pela vivacidade da tela, e segundo, pela beleza da menina retratada. Mas, nunca tive a curiosidade de pesquisar um pouco mais sobre a obra, até que encontrei no Netflix, um filme com o mesmo nome do quadro. Dei uma lida na breve resenha e logo quis assistir.

A história é uma ficção sobre a criação da pintura feita pelo pintor holandês Johannes Vermeer, durante o século XVII. Como na realidade, existem poucas certezas sobre a produção da tela, e menos ainda, sobre quem seria a moça que serviu de modelo para a obra, o filme  de 2003, dirigido pelo diretor Peter Webber, caminha pela ficção.

A moça do brinco de pérola, é Griet, vivida pela atriz Scarlett Johansson, uma jovem pobre que vai trabalhar como empregada na casa de Vermeer, vivido pelo ator Colin Firth. As diferenças sociais da época tornavam patrões e empregados seres de mundos muito opostos. Mas, a perspicácia de Griet foi aos poucos conquistando a confiança do pintor. O filme flui por sentimentos mostrados nas entrelinhas e ditados por preconceitos enquanto a obra é produzida. Também é uma ótima referência para análise dos costumes e comportamentos de uma Holanda por volta dos anos 1600.
Tem um enredo sutil e deve ser escolhido para quem gosta do gênero. Também é uma ótima escolha para quem gosta de filmes sobre arte e valoriza uma bela fotografia. Inclusive, "Moça com brinco de pérola" teve três indicações ao Oscar em 2004, por Fotografia, Figurino e Direção de Arte.

Assista ao trailer:
Classificação: 12 anos
0 Comentários

Deixe seu comentário aqui:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...