A casa de minhas memórias



Ouço vozes no silêncio desse lugar! Elas falam dos pés descalços e do capim seco que irritava a pele nas brincadeiras infantis das tardes de sol. Vozes que me lembram do rio raso, da cor de barro e de areias, que trazíamos coladas ao corpo. No silêncio desse lugar, ouço o grilo e um canto triste de pássaro, que ainda não sei qual é. Ouço as vozes dos meus ancestrais, proferindo rezas, cozinhando no fogão à lenha e tirando o leite das vacas. Colhendo na horta, o alimento puro, sem veneno, tão limpos, quanto a fé dessa gente em um Deus misericordioso. Eu ouço tudo isso no silêncio dessa casa grande. De janelas de madeira antiga, pintadas e repintadas a cada casamento. De armários esquecidos nos cantos, cujas portas abrem e fecham eternamente em nossas vidas. Ouço no silêncio, as vozes de todas as crianças que nasceram e cresceram nesse lugar... Eu ouço os partos acontecendo agora, de filhos e filhas, que são hoje pais e mães, e que continuam sendo, para serem, avós e avôs.

Sinto nesse silêncio ensurdecedor, os espíritos de luz que atravessaram esse quintal, por meio das histórias de minha avó Maria. E, posso ouvir, de novo e mais uma vez, o barulho das frutas caindo do pé, as folhas estalando ao nosso passar, o sol nascendo, o vapor saindo do chão, as vasilhas secando sobre um velho jirau de madeira e a tarde se esgueirando, enquanto o cheiro de café interrompia as risadas sem nexo. Todos eles, cruzando o silêncio do tempo, indo e vindo, em um "desfazer-se" misterioso.

Nesse lugar, de paredes altas e telhados enegrecidos pelo passar dos anos, eu me encontro para encontrar... O silêncio que lembra tudo o que é importante para mim, o valor de coisas que não tem valor, o desejo de ser feliz, sem ter assim, tanta explicação. No silêncio desse lugar, eu ouço, gritando em meu coração, todas as verdades que o seguir da vida tenta tirar de mim.

1 Comentários
avatar

Ahh, coisa mais linda, quanta sensibilidade minha amiga!!

Balas

Deixe seu comentário aqui:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...